domingo, 31 de janeiro de 2016

Diário de viagem #1

Esse ano vou colocar uma ideia em prática que venho cultivando há um bom tempo. Desde criança eu sempre adorei ouvir as histórias de viagens de outras pessoas e, de um tempo para cá, percebi que eu mesmo comecei a ter as minhas próprias histórias. Nas viagens que faço eu sempre aproveito para parar em algum lugar e desenhar algum ponto importante do local. Como tenho vários desenhos que nunca compartilhei, acho que vale a pena mostra-los e falar um pouco sobre a situação em que eles foram feitos.

E, para começar, um desenho rápido feito lá na Argentina, mais precisamente em Buenos Aires.

"Florais Generica" lápis de cor sobre
sketchbook, 2015.

Esta linda e enorme flor de metal chamada "Floralis Generica" é uma famosa obra de arte que fica a céu aberto no bairro da Recoleta, feita pelo artista Eduardo Catalano em 2002.


As cores que usei na representação são apenas a reflexão do que fica ao redor da obra, já que ela é feita de um metal cromado que, de longe, parece um espelho.

Infelizmente quando estive por lá a obra estava em manutenção e eu não pude presenciar a melhor parte. Como se trata de uma escultura cinética, ela abre no início do dia e fecha suas pétalas a noite.

O desenho foi feito depois de uma tarde maravilhosa em que conheci o Museo de Belas Artes que fica no mesmo bairro, no dia 9 de abril de 2015. Lá vi e me emocionei com várias obras primas dos grandes gênios da história da arte. Mas essa é uma outra história que fica para outra postagem.

Quem tiver oportunidade, vale a pena conhecer.