quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Pintando o mundo

"O Pelicano e a Bailarina", aquarela e nanquim sobre papel, 42x30 cm, 2014.

Para brindar um ano que termina, compartilho hoje uma ilustração que fiz para minha grande amiga Letícia Caroline.

Na verdade, o trabalho que ela me pediu foi para ilustrar um conto escrito por André Hope, seu namorado, intitulado "O Pelicano e a Bailarina".
A narrativa é fantástica, envolvente e instigante, digna de uma grande fábula.

Assim, depois de o ler algumas vezes e discutir com ela sobre como seria a melhor forma de dar 'forma' para o conto, chegamos a uma ideia que resumia bem a essência do texto.

Comecei, então com um esboço preliminar com lápis 2H para não marcar muito o papel, mas definir o que seria importante no trabalho.


Em seguida, como imaginei algo bem gráfico e que lembrasse os livros ilustrados (infantis ou não), ressaltei todas as linhas com nanquim.


Passei, então, para a parte das cores, muitas, mas muitas cores mesmo em aquarela, principalmente nas paredes, já que esse era o mote (de certa forma) do conto.


Com as paredes bem pintadas, passei para o restante da imagem. Segui essa ordem para que as cores não entrassem em conflito entre si, já que as paredes possuíam praticamente todas as cores da minha paleta.


E, por fim, pintei os detalhes que faltavam, bem como os personagens que dão título ao conto, mostrado na primeira imagem dessa postagem.

Não posso, porém, terminar sem antes deixar o link para essa ótima leitura que inspirou a ilustração.
O conto completo pode ser lido no blog do autor André Hope, "Todo Hipotético" (todohipotetico.wordpress.com), que tem muitos outros textos bacanas. Não deixem de conferir!


Enfim, espero que todos tenham uma excelente fim de ano, e que 2015 não seja um ano apagado, mas com muitas cores em suas vidas.

Nos encontramos no próximo ano.
Abraços!