terça-feira, 20 de maio de 2014

Diário [gráfico] de viagem

Quando vejo meus meus diários gráficos sei que cada trabalho que ali está trará alguma lembrança. No caso daqueles que levo comigo durante alguma viagem, lembranças de bons momentos sempre vem a tona.

A pintura abaixo foi feita diretamente com pincel e aquarela. Mas o melhor de tudo foi que foi feita no local, sem interferências posteriores.

"Praia de Jacumã, ilha de Santo André, Bahia",
aquarela sobre sketchbook, 2013.

Trabalhar diretamente na praia, observando as ondas do mar quebrarem lentamente, foi uma experiência única e inesquecível!
Lembro que a praia de Jacumã, localizada na ilha de Santo André, Bahia, era um local lindíssimo! Por ser praticamente deserta, a areia não tinha sujeira nenhuma, a água era de uma azul inacreditável, as ondas, na medida certa, nem muito paradas ou muito agitadas, e, para completar, não tinham corais ou algas na água.

Confesso que fiquei com medo de levar meu estojo de metal para a praia, tanto por receio de que ele enferrujasse, quanto por medo de que ele se enchesse de areia. Bom, acho que não é para menos, já que ele veio diretamente da Europa e não se encontra esse modelo para vender pelas bandas de cá. Mas o sacrifício valeu a pena.

Depois disso este mesmo estojo já fez outras viagens. Mas isso já é assunto para uma outra postagem.