quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Do Futuro #2

Mais um processo mostrando o segundo trabalho da série "Do Futuro".

Como mostrado no trabalho anterior, o papel continua colorido, pois a ideia e sempre dar esse contraste de cores muito vivas com um tema que geralmente remete às cores mais escuras e opacas.

Comecei desenhando com lápis 2H para não marcar muito o papel e, em seguida, passei para o lápis de cor.

"Do Futuro #2" (processo).

Neste caso, em que se utiliza um papel com uma cor muito vibrante, é preciso um lápis de cor que possua uma forte pigmentação e que se deposite facilmente no papel, sem "impermeabilizá-lo", ou seja, sem impedir que outras cores sejam sobrepostas. Caso contrário, o pigmento do lápis não se sobressairá sobre a cor do papel e não se enxergará o desenho muito bem.

Segui com a parte do corpo apenas depois de já ter terminado de colorir o crânio, tentando fazer uma coisa de cada vez tanto para concentrar o trabalho quanto para otimizar o processo de produção.

"Do Futuro #2" (processo).

Por fim, colori todo o cabelo, com as cores mais claras, com as mais escuras e com os reflexos da luz respectivamente, fechando com o fundo do trabalho em uma cor que se relacionasse a própria cor do papel que, em toda a série, ficará sempre visível em algum ponto de cada obra.

"Do Futuro #2", lápis de cor sobre Canson, 2013.

A proporção do crânio não foi exatamente seguida, ao contrário do próximo trabalho da série que mostrarei em breve. Mas isso foi algo proposital, já que o crânio de alguns animais terão de ser ampliados ou reduzidos para se encaixarem perfeitamente ao corpo humano.

Em breve postarei mais imagens, ideias e conceitos da série.