quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Diário [gráfico] de viagem

Olhando uns cadernos antigos descobri que tenho alguns (muitos!) trabalhos que eu não mostrei ainda. Para falar a verdade, alguns deles eu nem lembrava mais que existiam!

Não se trata de desleixo, mas sim de opções. Sim, eu gosto de ter muitas opções para trabalhar e, por isso, tenho muitos sketchbooks, um para cada ocasião ou técnica a ser usada. Isso faz, realmente, com que de vez em quando eu esqueça de olhar alguns cadernos antigos que possam ter imagens interessantes que eu ainda não postei no blog. É o caso da imagem abaixo.

"Praia de Mucugê, Arraial d'Ajuda, Bahia", aquarela sobre sketchbook, 2013.

Essa pintura foi feita diretamente em aquarela sobre um caderno artesanal feito com papel Fabriano. E o melhor de tudo: este foi um trabalho de observação, ou seja, feito diretamente na praia de Mucugê, que fica em Arraial d'Ajuda, Bahia.

Comecei tomando uma cerveja e observando o mar enquanto eu esperava o protetor solar secar. O barulho das ondas quebrando foi minha maior inspiração - além, claro, da beleza do lugar, que é incrível! A tranquilidade era tanta que nem a dificuldade causada pelo vento forte que jogava areia da praia dentro do estojo de aquarela e sobre o caderno me incomodava.

Então fiquei por um tempo assim: pintando, observando, tomando banho de mar, observando, pintando, descansando, tomando sol, banho de mar... Enfim... Melhor impossível!