quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

A nova logo

Enquanto produzia o autorretrato mostrado na postagem anterior, vi que ela em alto contraste mostrava basicamente o formato do rosto apenas com os pelos. Como já buscava uma nova logomarca para quando reformulasse o blog e colocasse o site no ar, achei que esta era a imagem ideal, já que eu pesquiso já há algum tempo sobre o tema da autorrepresentação.

Fiz, então, um novo autorretrato fotográfico para desenhar a partir de uma imagem mais recente e o fiz em meio digital. O resultado pode ser visto na ilustração abaixo - e na mesma imagem também se observa a própria logomarca finalizada, com o endereço do site no padrão que já comecei a utilizar, sempre no canto inferior direito das imagens. A tipologia ficou por conta da minha irmã Lavínia, da laviniadesign.com.br, que é sempre o meu suporte para essa área. Sempre que eu penso em mudar algo na aparência do blog, ela me dá aquela ajudinha bacana.

"Logomarca", ilustração digital, 2013.

A ideia é sempre usar como na imagem acima. Infelizmente no caso de fotografias é um pouco mais complicado. Compartilhar sem uma logomarca ou marca d'água, praticamente "elimina" a sua autoria. Isso porque em tempos de fotografia digital, como dizer que uma foto é realmente sua? No caso de um desenho, pintura ou qualquer outra arte física, você sempre pode mostrar os originais. Se fosse uma fotografia analógica, poderia mostrar o negativo. Mas e para a digital?

Existe, de fato, uma solução, um registro oficial, mas que daria muito trabalho para fotos que não se pretende uma vinculação maior. Claro, sempre existem meios de sumir com a marca d'água de uma imagem. Mas o que pretendo neste caso é uma proteção mínima, apenas para que a autoria não se perca tão facilmente.

Enfim, mais para frente a minha pretensão é substituir todas as imagens do blog por imagens iguais, mas com a nova logomarca. Não se trata apenas de alterar um detalhe, mas, principalmente, de corrigir a qualidade de algumas imagens que no início não foram fotografadas com uma câmera profissional. Mas, take it easy, um passo de cada vez e cada um em seu tempo.