sábado, 5 de maio de 2012

To another galaxy, MCA

Voltando aos trabalhos, mas não tão feliz quanto gostaria.

Conversado com uma aluna esta semana, eu me toquei do tempo que o blog estava abandonado. Ela estava comentando comigo que encontrou, por acaso, a imagem da postagem Devaneios Submersos na internet, e só depois descobriu que o desenho e o blog são meus. Nós comentamos sobre o trabalho e, em seguida, ela me disse: “ou, mas tá na hora de voltar a postar de novo, hein?! Já faz quase um mês que não tem nada de novo por lá”. Na hora eu fiz o que deveria fazer: fiquei calado e concordei com ela.

Eu cheguei em casa decidido a postar alguma coisa no blog no final de semana, mas não sabia ainda o quê. No dia, sexta feira, já na hora de dormir, deitei e, como de costume, programei a TV para desligar. Eu já estava de olhos fechados quando ouvi uma notícia no jornal que me fez pular da cama (literalmente): “Vocalista do Beastie Boys, Adam Yauch, morre aos 47 anos”. Naquele momento eu senti a tristeza de saber que mais um dos meus ídolos partiu desta para melhor. Foi a inspiração que me faltava – mas que eu preferia não ter – para voltar a postar.

Considerada uma das melhores e mais influentes bandas de hip hop de todos os tempos, Beastie Boys colecionou importantes prêmios como Grammys e MTV Video Music Awards em seus 33 anos de existência. E isto é perfeitamente compreensível quando se observam suas letras agressivas, críticas e irônicas, juntamente com suas batidas ecléticas que variam do punk ao samba.

Eu conheci a banda ainda criança, mas na época não sabia quase nada sobre ela, já que apenas escutava as músicas que gravava do rádio em fita k7. Alguns anos depois, já adolescente, eu comprei o cd que é considerado uma de suas obras primas, sucesso de público e de crítica, Hello Nasty. Deste álbum, a música mais conhecida – e uma das que eu mais gosto – é Intergalactic, faixa que satiriza com muito bom humor aqueles antigos seriados japoneses com um caráter propositadamente tosco. E foi a partir desta música que deixei a minha pequena homenagem registrada no moleskine, compartilhada agora aqui no blog.

"To another galaxy", aquarela e nanquim
sobre Moleskine, 2012.

Para quem quiser assistir, abaixo disponibilizei o vídeo deste que, para mim, é um dos melhores clipes já produzidos. Para quem não conhece a banda, depois de vê-lo o desenho fica mais compreensível.


Músico, compositor, produtor, diretor e ativista político, MCA, como era mais conhecido, vai deixar saudades nesta galáxia...

In a world gone mad it's hard to think right
So much violence hate and spite
Murder going on all day and night
Due time we fight the non-violent fight.


Beastie Boys, "In a World Gone Mad".