segunda-feira, 7 de maio de 2012

"Seu Lunga" no batente

Aproveitei o dia de hoje, que é aniversário de um grande amigo, o artista Wesley de Souza, para postar um de seus trabalhos que eu gosto muito, um autorretrato na técnica da xilogravura.

Wesley de Souza, "Sem título", xilogravura, 26x34cm, 2011.

O trabalho, primeiramente, impressiona pelo tamanho, 26 x 34 cm. Não que não existam gravuras maiores do que esta, mas como eu acompanhei todo o processo de gravação (extremamente lento e trabalhoso), acabei admirando ainda mais o resultado. E depois, chama atenção também pela qualidade de cada um dos detalhes, sejam aqueles observados no nosso velho e familiar cenário coletivo, sejam os da sua própria representação, como o uso da perspectiva, o drapeado das roupas ou a garrafinha de água na mochila. E, como se não bastasse, o cara ainda mandou uma sombra em negativo ali no chão que ficou sensacional!

Se não fosse pela cabeça chata do "Seu Lunga" (que serviria de suporte para bater bife ou para carregar uma lata d’água perfeitamente), o trabalho teria ficado ainda melhor. Mas, vendo pelo lado positivo, poderia ser pior se ele estivesse de frente... (Putz, isto tá mais parecendo uma sacanagem do que uma homenagem! LOL)

Parabéns novamente, Capa. E que este seja um ano de muita produção para nós.