sexta-feira, 15 de abril de 2011

Em processo: Natureza Íntima 3 (Parte 4)

Enfim, o processo de conclusão do díptico "Natureza Íntima 3".

Esta primeira foto mostra o início da pintura do crânio. Nesta tela, coloque o mesmo mais amarelado, fugindo do branco que geralmente é usado para representar ossos.


A pintura do crânio um pouco mais adiantada e a dos olhos iniciada, mas ainda não finalizada.


Pintura do músculo temporal. A pintura dos músculos ainda é um dilema para mim porque ainda não cheguei a uma definição da coloração que eles devem possuir. Nas aulas de anatomia, bem como nos atlas fotográficos, os músculos possuem uma coloração mais apagada, já que não tem mais sangue circulando no local. Já nas fotos de cirurgias, os músculos são quase da mesma cor do sangue. Estou pensando no assunto e nas próximas telas já terei uma definição de como representa-los.


Aqui com o crânio mais bem definido com alguns detalhes, como as fissuras que separam as suas partes. A camada de gordura que separa a pele dos músculos e ossos também já estava pintada.


E, para terminar, a tela concluída. Antes de finalizar, diminuí o tamanho do globo ocular que estava levemente fora de proporção e aumentei o contraste dos olhos em relação ao crânio, bem com dei um acabamento em outros detalhes.


Em cada etapa deste trabalho apareceu uma dificuldade diferente, o que, por consequência, exigiu uma solução diferente. Isto é muito interessante, porque nem sempre "fórmulas" prontas funcionam para um determinado problema. Assim, o processo de cada trabalho é único, bem como a minha relação com cada um deles. Fica aí a dica para quem quer fugir da rotina e está atrás de fazer coisas novas.