quinta-feira, 24 de março de 2011

Em processo: Natureza Íntima 3 (Parte 1)

Processo de pintura da terceira tela da série Natureza Íntima.

Nesse caso, trata-se de um díptico, ou seja, duas telas que se complementam formando um só trabalho. Por isso, farei como venho fazendo já a algum tempo aqui no blog, colocando o processo detalhado em várias partes, mas, nesse caso, colocando uma tela de cada vez.

No final, colocarei as duas uma ao lado da outra para melhor visualização do trabalho como um todo.

Pois bem, comecemos do princípio: o desenho já transferido para a tela.



Nesta etapa, o início da pintura da pele e o fundo já pintado de vermelho com uma leve transição de um tom mais claro para um mais escuro da direita para a esquerda, que será percebido melhor com as duas telas em conjunto.



O corpo já pintado, mas ainda não finalizado, juntamente com o começo da pintura do rosto.



Aqui o rosto em um estágio já mais avançado, com uma primeira camada de tinta na região dos olhos e na do nariz.



E, para finalizar o post, o rosto um pouco mais completo, com o osso do maxilar pintado e o início da pintura dos músculos faciais. A região mais escura do corpo e do rosto também foram reforçadas, deixando um tom que se aproximará da cor do cabelo.



A região do cabelo na parte inferior estava com alguns testes de cores, mas nada que influenciasse o resultado final, pois eu já previa um tom escuro para ele.

Gostaria de reforçar que qualquer comentário sobre os trabalhos postados como processo, que são mostrados em várias etapas, são muito bem vindos. Quando compartilho o passo-a-passo da produção, muitas vezes ainda estou fazendo o trabalho e sugestões sobre algum detalhe como cor da pele, posição de um músculo ou movimento do modelo representado, por exemplo, podem me fazer enxergar o trabalho de outra maneira. Logo, quando exponho os trabalhos dessa forma, posso ainda mudá-lo, pois o olhar do observador é diferente do olhar do artista, e isto é algo de extrema relevância.

Até breve.