quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Em processo: estudo para Natureza Íntima (Parte 2)

Estudo para a primeira tela Natureza Íntima. Óleo sobre tela, 60 x 45 cm.

Conforme postado anteriormente, este foi o resultado final da primeira tela da série Natureza Íntima. Na verdade, considero-a apenas como estudo, já que foi apenas a primeira tentativa.

Para a minha proposta - e pelo meu objetivo - as cores não ficaram tão adequadas, principalmente a parte dos músculos. Alguns detalhes eu ainda estou estudando e já fiz diferente na primeira tela oficial desse projeto, que postarei em breve por aqui.

A verdade é que são necessários anos e anos de prática em uma mesma técnica para dominá-la perfeitamente, e mesmo quando se achamos que já a dominamos, percebemos o quanto somos ainda capazes de aprender.

Com a pintura a óleo não é diferente. Cada pincelada é um novo desafio. As soluções não são totalmente premeditadas, e o tempo lento de secagem da tinta faz com que nos familiarizemos com a tela e tenhamos vontade de melhorá-la cada vez mais - sem pressa, claro.

Para terminar, um exemplo que mostra exatamente o que não se deve fazer: secar uma tela no varal da área de serviço do apartamento. Como está chovendo muito, eu estava com pressa e era apenas um estudo, tá valendo. Mas lembrem-se: para o bem estar de todos, para evitar sujeira e, inclusive, para que nenhum amigo pense que isso é um pano de prato, jamais repitam essa experiência em casa...