terça-feira, 23 de novembro de 2010

Heliconius ethilla

"Heliconius ethilla", nanquim sobre papel, 2010.

Ilustração em nanquim (297 x 420 mm) da borboleta do cerrado Heliconius ethilla, da família Heliconiinae, feita para a disciplina de Ilustração Científica.

Lembro-me que quando comecei a aprender a técnica para ilustração em nanquim, a primeira coisa que pensei foi: “Deus me livre de fazer a prancha em pontilhismo! Isso dá trabalho demais...“ Eis que na semana seguinte a primeira boa nova que o professor anuncia é: “pessoal, não preciso nem falar que a prancha deve ser feita em pontilhismo, né?!”

Esta técnica – interminável, diga-se de passagem – quase me deixou maluco. Foram muitas horas de trabalho, acho que 3 dias ao todo. Utilizei a própria borboleta que faz parte da Coleção do Núcleo de Ilustração Científica da UnB, além de referência fotográfica. Mas por mais que as fotos sejam úteis, a lupa em cima do modelo é a melhor opção para se obter maior precisão. Doeu um pouco os olhos, principalmente para mim que não uso óculos, mas acabei acostumando.

"Heliconius ethilla" (detalhe).

Depois da cansativa labuta fiquei satisfeito. A prancha agora encontra-se acervada no Instituto de Biologia da Universidade de Brasília.

"Heliconius ethilla" (detalhe).